Cadernos de Pedagogia Social

cadernos

 

 

 

Textos selecionados que abordam diferentes temas com a visão da Pedagogia Social. 

 

 

 

 

 

CADERNO #0

"Os Caminhos para a Formação do Pedagogo Social"

Palestra original de Lex Bos em 1991
Segundo Lex Bos (1927 - 2006) o caminho de formação do Pedagogo Social está relacionado aos quatro elementos da natureza humana:

  1. O aprendizado de uma observação precisa e do pensar claro;
  2. Desenvolvimento da capacidade de aprender a perceber a realidade dos processos que cuidam da construção e da regeneração;
  3. Percepção da realidade social através das relações humanas; 
  4. Aprender a perceber a nós mesmos como ser, para que possamos também observar organismos sociais em sua essência.

Estes quatro elementos constituem a atuação do Pedagogo Social e poderão nos ajudar quando nos ocuparmos com a pergunta:

  • Como podemos nos capacitar e nos apropriar destes instrumentos em nosso desenvolvimento? 

 

CADERNO #1

"Comunidade e Comunhão"

Autor: Dieter Brüll - 1986 - Alemanha

Neste ensaio, Dieter Brüll (1922-1998), profundo estudioso do Impulso Social da Antroposofia (sendo este o título de sua obra máxima), caracteriza duas formas arquetípicas da organização social. Na Comunidade - cuja imagem arquetípica é a Torre de Babel - pessoas se organizam ao redor de um objetivo comum. Lá precisam aprender a lidar com os impulsos anti-sociais que emanam das individualidades e seus invólucros, que levam cada um a "falar a própria língua", com o risco de não se entenderem mais, gerando os fenômenos sociais amplamente estudados pela Sociologia moderna. Na Comunhão - que tem sua imagem arquetípica no Círculo dos Apóstolos após a Ascensão - as pessoas estão interligadas por um impulso comum, que serve de linha mestra para sua atuação no mundo. Neste impulso se reconhecem mutuamente, carregando uns aos outros na consciência, o que tem sua essência na expressão: "Não eu, mas Cristo (e o outro) em mim". Enquanto a Comunidade tende a se degenerar mais e mais, da Comunhão, que ainda está engatinhando, emanam as forças de renovação social.

 

CADERNO#2 

"Uma revisão da economia"

Autor: Lex Bos

Desemprego, desequilíbrio da balança comercial, aumento do número de concordatas, aumento da pobreza etc. são fenômenos com os quais também temos que lidar no Brasil e no mundo. No comentário, pode-se ler que as teorias econômicas são incapazes de indicar caminhos para uma verdadeira renovação econômica. Lex Bos (1927 - 2006), sociólogo, experiente consultor de empresas, palestrante, e um dos fundadores do Banco Triodos na Holanda, escreveu essa seqüência de cinco artigos para serem publicados no periódico do referido banco. Com autorização especial do autor, que já esteve inúmeras vezes no Brasil, foram publicados na revista Chão e Gente (nºs 22 a 26). A Associação de Pedagogia Social dedicou este caderno para o Fórum Comemorativo dos 100 anos do pensamento Econômico e Social de Rudolf Steiner. Acreditamos que o leitor encontrará nesta leitura estímulos para uma verdadeira renovação econômica.


PEÇA O SEU CADERNO

Para fazer o seu pedido envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

barracores