Artigos e Textos

Depoimentos de participantes do seminário São Paulo julho de 2018, no grupo de whatsapp após 5 meses

Alessandra

Olhares... meus para os outros.

Olhares... dos outros pra mim.

Olhares... para os espaços, para o entorno, para o que está exposto.

Olhar pra dentro.

Escuta... para as falas dos outros.

Escuta... para pensar e refletir.

Escuta... para empatizar.

Escutar o que pulsa dentro de mim.

Ler, dançar, falar, ouvir, aprender, pintar, brincar, sorrir, chorar... crescer!

Num vai e vem ritmado, orquestrado maravilhosamente pelas facilitadoras.

Muito aprendizado de práticas e reflexões, vivendo a Pedagogia Social e transformando cada um dos participantes.

Saímos tocados, fortalecidos e mais preparados para retornar para as nossas práticas nos grupos em que atuamos com novos saberes vividos integralmente.

Priscila

Não seria exagero da minha parte, dizer que o seminário de pedagogia social foi um grande divisor de águas em minha vida. Mudou não somente a minha percepção, como também me abriu novas possibilidades de atuação no mundo.

Como se não bastassem a riqueza e profundidade das vivências tão bem conduzidas, as trocas e aprendizagem com o grupo complementam de forma harmônica e contribuem para que o encontro se torne algo imperdível.

Da minha parte, fica apenas a saudade de momentos inesquecíveis e o desejo forte de que outras pessoas possam se permitir essa experiência.

Termino com um pedido... para que o seminário de pedagogia social continue levando Sua Luz no Mundo por no mínimo mais quarenta anos.

A todos... agradeço!

Raquel

Difícil descrever com palavras esse misto de sensações que eu experimentei durante todo o seminário.

Foi uma experiência incrível, que me permitiu ser o que eu sinto, foram muitas descobertas e aprendizado para vida toda.

O seminário foi um importante momento de transformação do meu "eu" que segue a me transformar.

Gratidão a todos que fizeram parte desse processo.

Francine

O seminário de pedagogia social trouxe profundas transformações na minha vida. No início é difícil imaginar o que vai acontecer. A jornada se inicia através da proposta de desenvolver adultos com aprendizado e criatividade. A imersão é total, com um grupo e facilitadoras sustentando a confiança e a empatia coletiva. Isso só me pareceu possível a partir de uma metodologia primorosa (e de muito amor) em que cada participante aprende a se descobrir e a usar suas próprias ferramentas para seu processo de cura e descoberta. Foi um mergulho em mim, com a ajuda de um bocado de gente linda assistindo e incentivando o pulo. E daí que gostei da sensação, depois desse mergulho. Resolvi então mergulhar mais várias outras vezes depois, boiar, dar braçadas e o que mais precisar. Por isso sigo aprendendo a nadar depois da experiência do seminário. Tentando, experimentando e me molhando sempre que consigo. Levarei essas transformações para toda vida. Minha gratidão a essa experiência!

Daniela

O seminário também foi um divisor de águas na minha vida! As razões que me levaram até o encontro, eram a vontade de conhecer essa linha social dentro da antroposofia em uma iniciativa que eu já ansiava em conhecer. Pensava profissionalmente em instrumentos, metodologias. E o encontro possibilitou uma transformação radical e muito profunda, pois resgatou a beleza e a força de atos simples de ser humano. Em comunhão verdadeira comigo mesma, com os pares, com as realidades socias. Voltei pra minha realidade com muito mais força, consciência e o mais bonito, vida! O seminário me recordou a magia de buscar o aprendizado vivo! Foi um renascimento!

Parafraseando Guimarães Rosa, uma menina nasceu e o mundo tornou a começar!

Elisabete

O seminário para mim foi uma escolha consciente de busca pelo grupo. Cada minuto que passei lá foi uma portinha que se abriu dentro de mim. O meu amor a todo o grupo.

 

barracores